Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidência palestina é tema de reality show

Público de TV 'elege' hoje um dos dois finalistas; há carência de democracia, diz produtor

DIOGO BERCITO ENVIADO ESPECIAL A RAMALLAH (CISJORDÂNIA)

Baha'a Alkhateeb, 27, está em campanha: passa metade do dia nas ruas, angariando votos. Quer ser presidente.

Alkhateeb disputa o posto hoje. Não será nas urnas, uma vez que os territórios palestinos vêm adiando as eleições há anos. Ele é um dos dois finalistas do reality show "The President", que é exibido pelo canal palestino Ma'an.

Mais de 1.200 candidatos competiram, por três meses, para se provar capazes de liderar Cisjordânia e faixa de Gaza em uma época de crise.

Em especial, crise política. O atual presidente palestino, Mahmoud Abbas, foi eleito em 2005 para quatro anos no cargo. Com as eleições adiadas, permanece no posto.

Quando pequeno, Alkhateeb já ensaiava para ser presidente. "Eu pedia que minha mãe me desse colheres, para eu poder falar com as pessoas", afirma à Folha. Hoje, com mestrado em sociologia, ele é gerente de educação.

Na entrevista, ele defende um Estado sob as fronteiras de 1967 e sugere o boicote a produtos israelenses. "Temos o direito de usar todas as ferramentas para nos defender, incluindo conflito armado."

Alkhateeb foi à final do reality show com Hussein Adeek, 31, cuja principal mensagem é "os jovens têm poder".

Formado em administração e com mestrado em direitos humanos, Adeek trabalha no Ministério das Finanças e é do Fatah, partido que governa a Cisjordânia. Alkhateeb, por sua vez, é independente.

As provas por que os dois passaram incluíram representar os palestinos em embaixada na Turquia, ser ministro da Saúde por um dia e liderar uma grande empresa.

"Há uma carência grande por democracia", diz Ziad Abu Zayad, um dos responsáveis pelo "The President". Temas políticos terem chegado à população pelo reality show, diz ele, já é um feito.

Será necessário esperar, porém, antes de os finalistas poderem se tornar presidentes na vida real. Pela lei palestina, isso só é possível a partir dos 40 anos de idade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página