Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA pedem que cidadãos evitem viagens ao país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo dos Estados Unidos pediu a seus cidadãos que evitem viagens "não essenciais" ao Egito nos próximos dias devido à "instabilidade política e social" no país árabe.

O Departamento de Estado também autorizou o retorno ao país de um "número limitado" de funcionários "não emergenciais" da embaixada no Cairo e seus familiares.

O anúncio foi feito ontem, após a confirmação da morte de um americano durante confrontos num protesto em Alexandria.

"As manifestações se degeneraram em confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, que deixaram mortos, feridos e danos extensos ao patrimônio", disse o Departamento de Estado, em nota.

"Os participantes têm jogado pedras e coquetéis Molotov e as forças de segurança têm usado gás lacrimogêneo e outras medidas de controle de multidões contra os manifestantes. Há também vários relatos de uso de armas de fogo", completa o texto.

Num alerta anterior, feito em 15 de maio, o Departamento de Estado demonstrava preocupação com a possibilidade de continuar a agitação política e social no país. No entanto, na época, o governo americano apenas orientou os americanos a ficarem atentos às condições de segurança no local.

Quanto aos funcionários da embaixada, o governo especificou que deu permissão e não ordem de retirada --e que arcará com as despesas da saída.

O governo também insistiu que o governo egípcio deve garantir uma "atmosfera" em que os protestos possam seguir pelo país.

"Queremos que o governo proteja o direito de a população ter sua voz ouvida, e queremos que o povo, se decidir protestar, que o faça de maneira pacífica", disse o chefe de comunicação do Departamento de Estado, Patrick Ventrell.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página