Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Papa homenageia imigrantes em ilha italiana

Em Lampedusa, Francisco criticou "indiferença" diante do drama da imigração ilegal

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O papa viajou ontem para a ilha de Lampedusa, sul da Itália, espécie de "porta da Europa" para os imigrantes ilegais que buscam um futuro melhor. Ele lamentou as mortes ocorridas durante a travessia pelo mar para chegar ao território italiano e ainda denunciou a "globalização da indiferença" diante do drama da imigração ilegal.

O pontífice celebrou uma missa no local diante de cerca de 10 mil pessoas. Em sua primeira viagem como pontífice para fora de Roma, lançou uma coroa de flores ao mar em homenagem aos imigrantes mortos.

Nas últimas décadas, estima-se que cerca de 20 mil imigrantes morreram no mar tentando chegar à Europa.A ilha de Lampedusa fica a 113 km do litoral africano. Segundo a ONU, só em 2013 40 morreram tentando chegar à ilha.

Francisco se reuniu com imigrantes hospedadosna ilha. O papa aproveitou para pedir "que se despertem nossas consciências para que tragédias como as ocorridas não voltem a se repetir" e denunciou "a crueldade daqueles que no anonimato tomam decisões socioeconômicas que abrem o caminho a dramas como esse".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página