Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Delator ainda não solicitou asilo à Rússia, diz ministro

Snowden teria pedido permanência provisória

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia afirmou ontem que ainda não recebeu contato oficial do ex-técnico da CIA Edward Snowden. Ele disse na sexta que pediria asilo político temporário no país.

"Não estamos em contato com Snowden", afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O chanceler contradiz declaração atribuída ao americano, que vazou um esquema de espionagem dos EUA.

Anteontem, após 19 dias isolado e sem ser visto na área de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, Snowden apareceu em reunião com representantes de ONGs de direitos humanos.

No encontro, do qual também participaram parlamentares e advogados russos, ele acusou o governo americano de violar regras de direitos humanos ao pressionar países para que lhe neguem refúgio.

À saída, fontes disseram que o denunciante aceitara a condição do presidente Vladimir Putin de não mais revelar dados sobre os EUA. Seu plano é, depois, ir à América Latina. Bolívia, Venezuela e Nicarágua lhe ofereceram asilo.

Lavrov, porém, disse ontem que soube da reunião apenas pela imprensa, "como todos os outros", e que requerentes de asilo devem primeiro apelar ao Serviço Federal de Migração. O órgão também negou ter recebido o pedido.

As negativas sinalizam que Moscou pondera os danos políticos da ajuda a Snowden. Na sexta, o presidente dos EUA, Barack Obama, ligou para Putin para discutir o tema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página