Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo presidente do Irã diz que vai manter apoio a ditador sírio

Rowhani toma posse no mês que vem substituindo Ahmadinejad

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

O presidente eleito do Irã, Hasan Rowhani, prometeu manter o apoio à luta do regime sírio contra rebeldes e Israel, deixando claro que seu governo seguirá uma estratégia regional anti-Ocidente, apesar de promover agenda reformista.

"Relações profundas e duradouras entre o Irã e a Síria indicam que as duas nações continuarão determinadas a cooperar em vários aspectos [...] e a enfrentar complôs contra inimigos regionais, especialmente o regime sionista", disse Rowhani, que toma posse em agosto.

O texto foi uma resposta à mensagem do ditador da Síria, Bashar al-Assad, parabenizando Rowhani por sua eleição, no mês passado.

No comunicado, Rowhani se diz confiante de que o "grande e resistente povo da Síria deixará para trás esta situação de crise" e conseguirá "preservar sua independência territorial".

Foi a primeira declaração aberta de apoio de Rowhani ao regime sírio, que há dois anos enfrenta insurgentes apoiados por países ocidentais, por monarquias árabes e pela Turquia.

O silêncio do presidente eleito alimentou especulações de uma possível inflexão na posição iraniana, que consiste em fornecer apoio financeiro, político e militar a Assad para manter um "eixo de resistência" aos interesses ocidentais e israelenses no Oriente Médio.

A mensagem a Assad indica que Rowhani considera o apoio a Damasco uma questão estratégica que transcende divergências entre políticos iranianos.

Embora o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, seja a máxima autoridade na república islâmica, o presidente tem relativa autonomia na gestão dos temas externos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página