Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ativista é detido por 'perturbar ordem pública' na China

Grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de ativistas foram presos em 2013

MARCELO NINIO DE PEQUIM

O advogado Xu Zhiyong, um conhecido ativista de direitos humanos na China, foi detido pela polícia de Pequim, em meio ao mais recente cerco a críticos do governo.

Segundo colegas de Xu, ele foi detido em sua casa, onde cumpria prisão domiciliar havia mais de três meses por articular campanhas contra a corrupção de membros do Partido Comunista e pela libertação de presos políticos.

A ordem de detenção entregue à mulher de Xu acusa o advogado de "convocar pessoas para perturbar a ordem pública". Grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros ativistas foram presos nos últimos meses, incluindo vários da organização de Xu, Iniciativa por uma Constituição Aberta.

Crítico da falta de transparência do governo, Xu era o membro mais proeminente de um movimento que defende as liberdades civis no país.

Em 2009, a organização fundada por Xu, também conhecida como Gongmeng, foi fechada sob a alegação de evasão fiscal. Xu foi detido várias vezes desde então, mas jamais levado a julgamento.

Numa carta aberta publicada em maio, Xu exortou o governo a libertar dez ativistas presos por organizar manifestações anticorrupção, que pediam a divulgação do patrimônio de autoridades.

O advogado de Xu, Wang Weiguo, rejeitou ontem as acusações que levaram à nova detenção, afirmando que o ativista nem poderia perturbar a ordem pública, já que estava em prisão domiciliar.

"Ele só exerceu o direito à liberdade de expressão como um cidadão qualquer", diz.

Teng Biao, também advogado especializado em direitos humanos e amigo de Xu, disse que ao menos dez pessoas foram detidas só em Pequim recentemente por atividades ligadas à Gongmeng, além de outras em diferentes províncias do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página