Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Veredicto mostra que Obama pode ter dificuldade de manter política agressiva

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA ESPECIAL PARA A FOLHA

A absolvição de Bradley Manning da acusação mais grave que lhe foi feita é uma derrota para a política radicalmente agressiva do presidente Barack Obama em temas que envolvem terrorismo.

O veredicto é uma demonstração de que o respeito a princípios básicos do liberalismo ainda sobrevive na sociedade americana, inclusive em fóruns insuspeitos, como a Justiça militar.

Nos últimos 12 anos, boa parte dos americanos tem dado apoio à tese, inicialmente defendida por George W. Bush, de que vale a pena sacrificar direitos essenciais em nome do combate ao terror.

Essa tendência é particularmente surpreendente entre simpatizantes do Partido Democrata, considerado o baluarte de causas como a liberdade de expressão e de imprensa, o combate à discriminação e a prejulgamentos, a defesa do direito de denunciar abusos por parte do Estado, a condenação à tortura e o respeito à privacidade.

No entanto, recente pesquisa realizada pela Universidade Quinnipiac revela que 64% dos eleitores do partido são a favor das ações de intrusão da NSA (Agência de Segurança Nacional) em telefonemas e e-mails de pessoas comuns (31% são contra).

Na população em geral, segundo o "Washington Post", essa aprovação é de 51% (contra 40% que as condenam).

Não foi à toa que na votação de quarta-feira passada na Câmara dos Representantes, que rejeitou projeto de lei que limitaria a atuação da NSA, democratas alinhados com Obama formaram a maior parte dos que conseguiram derrotar a proposta.

O governo de Obama iniciou mais processos com base na Lei de Espionagem de 1917 contra funcionários como Manning e Edward Snowden, acusados de vazar informações consideradas sensíveis para a segurança nacional, do que todas as administrações anteriores juntas.

Guantánamo ainda aberta, perseguição contra jornalistas que divulgam informações sobre questões de segurança e ataques com "drones" que se constituem em sentenças de morte contra centenas de pessoas nunca submetidas a julgamento são algumas das contradições entre o Obama presidente e o Obama advogado e candidato.

A absolvição de Manning mostra que, embora com o apoio da maioria da população, Barack Obama ainda pode enfrentar mais dificuldades no sistema judicial para mantê-las.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página