Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Câmara uruguaia aprova a legalização da maconha

Projeto do governo, pelo qual o Estado deve regular o consumo, ainda irá para o Senado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Câmara dos Deputados uruguaia aprovou ontem o polêmico projeto do governo do presidente José Mujica que legaliza a maconha no país. Após mais de 13 horas de acalorados debates, a proposta passou por 50 votos a 46.

O texto da lei agora segue para votação no Senado, onde a Frente Ampla de Mujica também é maioria. Caso seja aprovado, o Uruguai se tornará o primeiro país do mundo em que a produção, a distribuição e a venda de maconha a consumidores adultos serão reguladas pelo Estado.

O projeto prevê que, após serem registrados, os usuários possam comprar até 40 gramas de maconha por mês em farmácias, além de permitir o autocultivo da erva.

Segundo pesquisa recente do instituto Cifra, a liberação da maconha é rejeitada por 63% da população do Uruguai. Os governistas argumentam, porém, que ela é necessária para combater o tráfico e o crime organizado --segundo eles, a guerra às drogas é custosa e fracassada.

A aprovação do projeto foi comemorada por cerca de cem defensores da legalização da maconha, que acompanharam a votação das galerias da Câmara uruguaia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página