Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA alertam para ataque da rede Al Qaeda

Washington orienta americanos em viagem a terem atenção redobrada, especialmente no Oriente Médio e norte africano

Missões do país serão fechadas em 21 cidades de países islâmicos; EUA não dizem como obtiveram informação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo americano lançou um alerta global ontem para possíveis ataques da Al Qaeda, especialmente no Oriente Médio e no norte da África, no mês de agosto.

Washington orientou os cidadãos do país a tomar "todo tipo de precaução" e contatar as representações americanas se estiverem nas regiões mais sensíveis no período.

Amanhã, embaixadas e consulados em 21 cidades de países islâmicos serão fechados por precaução. Em alguns casos, o fechamento pode se prolongar durante a semana.

Os EUA não disseram como obtiveram a informação nem deram detalhes sobre as possíveis ações terroristas.

"Informações sugerem que a Al Qaeda e organizações afiliadas continuam planejando ataques terroristas dentro e fora da região, e eles podem centrar esforços em conduzir ataques no período entre agora e o fim de agosto", diz o Departamento de Estado.

O texto recorda os cidadãos americanos sobre a "possibilidade de terroristas atacarem sistemas de transporte públicos e outras infraestruturas turísticas". Segundo o documento, "os terroristas podem usar uma variedade de meios e armas" e mirar tanto alvos oficiais como privados.

Fontes do governo informaram à rede CNN que a Al Qaeda no Iêmen estaria nos estágios finais de um plano para um ataque.

"A ameaça parece ser muito pior do que vinha sendo há muito tempo", disse um agente de segurança nacional do país no Iêmen à CNN.

Os preparativos teriam se acelerado nos últimos dias, com a proximidade do fim do Ramadã (mês sagrado para o islã), na próxima semana.

A movimentação também se dá próximo ao aniversário de um ano do ataque ao consulado dos EUA em Benghazi, em 11 de setembro de 2012, que matou o embaixador do país na Líbia, Chris Stevens.

Entre as embaixadas e os consulados que serão fechados amanhã estão os do Cairo (Egito), Bagdá (Iraque), Riad (Arábia Saudita), Dubai (Emirados Árabes), Sanaa (Iêmen) e Doha (Qatar). Domingo é dia útil nos países islâmicos.

O alerta foi divulgado um dia depois de o presidente Barack Obama se reunir, em Washington, com o seu colega iemenita, Abdu Rabbo Mansour Hadi, para discutir ações contra o terrorismo.

Hani, no entanto, não é reconhecido pelos militantes da rede terrorista, que tentam criar um Estado independente no sul do país.

REINO UNIDO

As embaixadas britânicas no Oriente Médio também reforçaram sua vigilância após o alerta emitido pelos EUA. Um porta-voz da chancelaria britânica disse à agência Efe que foi atualizado o alerta de viagem para Arábia Saudita, Omã, Qatar, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes e Iraque.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página