Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para novo presidente do Irã, ocupação de Israel é 'chaga'

Declaração de Rowhani foi em defesa de palestinos; ele tomará posse amanhã

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

Dois dias antes de sua posse, o presidente eleito do Irã, Hasan Rowhani, amenizou ontem o tom das críticas a Israel e, em vez de atacar o Estado judaico, condenou a ocupação dos territórios palestinos, que chamou de "chaga".

Na semana passada, Rowhani qualificou Israel de "país miserável" e chamou israelenses de "sionistas".

Ele evitou o mesmo tom abrasivo ao participar ontem de um evento anual de Teerã em apoio aos palestinos.

"Existe uma chaga há muitos anos no corpo do mundo islâmico sob ocupação da terra sagrada da Palestina e de nossa amada Al Qods [Jerusalém para os muçulmanos]", disse Rowhani.

A gravação precisou ser transmitida reiteradas vezes pela TV estatal para desmentir uma primeira versão, veiculada por agências de notícias locais, pela qual Rowhani teria dito que o "regime sionista é uma ferida que precisa ser removida".

As agências corrigiram o erro, mas a primeira versão da fala já havia ecoado em Israel, onde o premiê Binyamin Netanyahu questionou o entusiasmo despertado em parte do Ocidente com o novo presidente iraniano.

"A verdadeira face de Rowhani apareceu mais cedo do que se esperava [...]. Isso é o que ele realmente pensa", disse Netanyahu.

O premiê afirmou que o objetivo do regime iraniano continua sendo "adquirir arsenal nuclear para ameaçar Israel [...] e o mundo inteiro".

Embora seja a única potência nuclear no Oriente Médio, Israel diz encarar o programa nuclear iraniano como risco existencial e ameaça bombardear o Irã. Teerã nega querer a bomba.

Rowhani foi eleito em junho após prometer buscar uma solução diplomática ao impasse nuclear.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página