Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Embaixadas dos EUA ficarão fechadas até o dia 10 de agosto

Representações diplomáticas no Oriente Médio e norte da África não abriram ontem por ameaça de terrorismo

Segundo senador, medidas foram tomadas após a interceptação eletrônica de mensagens da Al Qaeda

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Departamento de Estado americano anunciou ontem que prorrogará até 10 de agosto o fechamento de parte de suas representações diplomáticas no Oriente Médio e no norte da África. Além disso, estendeu a medida para postos que não haviam sido contemplados inicialmente.

Na semana passada, o órgão havia anunciado que iria suspender ontem as atividades de 22 embaixadas e consulados do país na região.

Uma troca de mensagem entre líderes da Al Qaeda, interceptada eletronicamente pela NSA, a agência de segurança nacional americana, teria motivado a decisão.

Segundo o comunicado de ontem, porém, a ampliação da medida não significa que tenha sido detectada uma nova onda de ameaças.

No total, nove postos voltarão a funcionar a partir de hoje --entre eles, o de Bagdá, no Iraque, e o de Cabul, no Afeganistão. Com os acréscimos anunciados ontem, 19 ficarão fechados até o dia 10.

Segundo declarou à CNN o senador republicano Saxby Chambliss, vice-presidente do Comitê de Inteligência do Senado, as mensagens "lembram muito o que vimos antes do 11 de Setembro".

O alerta acontece no momento em que a NSA é alvo de fortes críticas após o técnico em informática Edward Snowden ter revelado que ela monitora a comunicação eletrônica dentro e fora dos EUA.

De acordo com fontes da Casa Branca, as interceptações captaram, sobretudo, movimentações suspeitas da célula da Al Qaeda no Iêmen.

A preocupação com a fuga recente de presos ligados à rede terrorista no Afeganistão também teria contribuído para o alerta global.

Em entrevista ao canal ABC, o general americano Martin Dempsey, chefe militar dos EUA, disse que a ameaça de ataques contra alvos americanos é "significativa" e que o governo está reagindo a isso.

OUTROS PAÍSES

Reino Unido, França e Alemanha também decidiram fechar suas embaixadas ontem e hoje, após o anúncio feito na última quinta por Washington. O fechamento da embaixada da França pode durar "vários dias", indicou o presidente francês, François Hollande.

O ministério das Relações Exteriores do Reino Unido determinou o fechamento por hoje de sua embaixada em Sanaa, capital iemenita, alegando forte ameaça não especificada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página