Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após 44 dias 'sumido', líder de Angola vai a conferência

Presidente Santos viaja para Guiné Equatorial

DE SÃO PAULO

Após seis semanas em "viagem privada" na Espanha, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, chegou ontem a Malabo, na Guiné Equatorial, onde participa hoje de cúpula regional de chefes de Estado.

A informação é da Presidência angolana, que encerra assim a controvérsia provocada pela prolongada ausência de Santos.

Opositores criticaram o mandatário por não explicar os motivos de sua permanência no exterior, e analistas questionaram se estaria em curso um "ensaio" para a transição política --Santos está no poder desde setembro de 1979.

O presidente, que completa 71 anos no dia 28, deixou Angola em 26 de junho rumo a Barcelona, na Espanha, em "visita de caráter privado". Desde então, não havia sido visto em público.

Na cúpula na Guiné Equatorial, ele vai passar a presidência rotativa da CGG (Comissão do Golfo da Guiné) aos anfitriões. Santos só perde em longevidade no poder na África justamente para o ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, à frente do país desde agosto de 1979.

A reunião termina amanhã e Santos deve voltar a Luanda, capital angolana.

O site do governista MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) informou ontem que a militância feminina do partido deve fazer passeata hoje em Luanda sob o lema "Mulheres marcham solidárias e apoiam o camarada presidente", numa iniciativa de "abrir diálogo" com a juventude.

Protestos contra o governo, com participação de jovens, ocorreram no país em 2011 e antes da reeleição de Santos, no ano passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página