Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Impostos taxam mais pobres que ricos paraguaios

DE SÃO PAULO

Enquanto empresários e investidores se entusiasmam com a baixa carga tributária do Paraguai, analistas e estudos veem no sistema de impostos do país um dos entraves para a redução da pobreza, mesmo quando se espera que a economia salte 13% neste ano.

O grosso dos impostos paraguaios são cobrados no consumo --relativamente, os pobres são bem mais taxados do que os ricos.

Até 2012, o Paraguai não tinha imposto de renda --a medida passou no Congresso após dez anos de espera.

Segundo estudo do progressista Council on Hemispheric Affairs (Coha), dos EUA, a carga tributária do Paraguai é 18% do PIB contra 37,6% do Brasil. "O governo paraguaio deve aumentar as receitas fiscais e usar esses recursos para aumentar o alcance destes programas de bem-estar", disse o Coha, citando ações de transferência de renda.

SEM "BOLSA FAMÍLIA"

Essa, porém, parece não ser a opinião de Horacio Cartes. O presidente promete reduzir a pobreza (49,6% de pobres e 28% de pobres extremos segundo a Cepal), mas em seu discurso de posse disse: "Não chegamos ao governo para prolongar fracassos", em relação a iniciativas tipo Bolsa Família do governo anterior.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página