Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itamaraty pede bens de brasileiro de volta

RENATA AGOSTINI DE BRASÍLIA

O ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota afirmou ontem que o governo trabalha para que o Reino Unido devolva os pertences do brasileiro David Miranda que foram confiscados em Londres no último domingo.

Namorado do jornalista americano Glenn Greenwald, autor das primeiras reportagens que revelaram a espionagem dos EUA em diversos países, Miranda ficou detido por ao menos nove horas no aeroporto de Heathrow, sem que tivesse direito a advogados ou a apoio consular.

Miranda fez escala em Londres quando voltava da Alemanha para o Brasil. Na Alemanha, ele havia se encontrado com uma documentarista que ajuda Greenwald na divulgação do material vazado por Edward Snowden, técnico que revelou o esquema de espionagem dos EUA.

Para interrogar Miranda, as autoridades valeram-se da lei antiterrorismo, o que foi questionado pelo Brasil.

Anteontem, o Itamaraty enviou ofício ao governo britânico, chamado de nota verbal, solicitando a devolução dos equipamentos apreendidos --entre eles, um computador portátil, um celular, pen drives e jogos eletrônicos--, mas não teve resposta.

"Estamos trabalhando para que o material de posse do cidadão brasileiro seja restituído dentro do mais breve prazo", afirmou Patriota.

O governo não cogita aplicar medidas de retaliação ao Reino Unido, como a reciprocidade na recepção de turistas britânicos, em resposta à detenção do brasileiro.

Segundo Patriota, as manifestações de repúdio ao episódio já foram feitas pelo governo brasileiro em "nível adequado e em tom firme".

"Nossa expectativa é que seja um fato isolado, que não voltará a se repetir", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página