Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Farc avaliam proposta de referendo sobre paz

Diálogo com governo colombiano é 'pausado'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) suspenderam temporariamente as negociações com o governo, para avaliar a proposta de referendo sobre o futuro acordo de paz, feita anteontem pelo presidente Juan Manuel Santos.

Santos propôs uma consulta no ano que vem, coincidindo com as eleições legislativas, em 9 de março, ou com as presidenciais, em 25 de maio. A proposta foi apresentada ao Congresso.

Paulo Catatumbo, da delegação da guerrilha que negocia a paz, pediu paciência ao governo colombiano. "Pedimos que entendam que queremos agir com responsabilidade, maturidade e ponderação na análise da conjuntura que nos foi apresentada."

O dirigente, que não disse quanto tempo vai durar a pausa, lembrou que o grupo havia proposto convocar "uma assembleia nacional constituinte para que o cidadão decida sobre temas cruciais para os colombianos".

O governo negocia com as Farc desde outubro de 2012, em reuniões em Havana. Na capital cubana, as duas delegações discutem cinco pontos --desenvolvimento agrário, reconhecimento e reparação das vítimas, participação política, envolvimento com o tráfico de drogas e o fim dos combates.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página