Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cuba se recusou a receber Snowden

Jornal russo diz que país cedeu aos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou o esquema de espionagem telefônica e de internet feito pelos Estados Unidos, ficou preso na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, porque o governo cubano não deixou que ele voasse para Havana.

A informação foi publicada ontem pelo jornal russo "Kommersant".

Snowden desembarcou em 23 de junho no terminal moscovita, vindo de Hong Kong, e estava registrado para embarcar em um voo à capital cubana. Um dia antes, os Estados Unidos haviam pedido a sua extradição.

No entanto, o ex-técnico da CIA não embarcou para Havana e ficou 39 dias na área de trânsito de Sheremetyevo, até que Moscou lhe concedeu asilo temporário por um ano no início de agosto.

De acordo com membros dos governos russo e americano questionados pelo diário russo, o regime de Raúl Castro pediu ao Kremlin, pouco antes do horário do voo, que impedisse o embarque do delator.

O jornal informou que a mudança de atitude do governo cubano se deveu a pressões dos EUA, que desejam julgar o ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional americana (NSA) sob acusação de roubo de dados sigilosos e espionagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página