Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ocidente alimenta caos na região, diz presidente do Irã

Rowhani fala em 'complô' para fortalecer Israel ante aliança com Síria e Hizbullah

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

O presidente do Irã, Hasan Rowhani, rompeu com a retórica conciliadora e acusou ontem o Ocidente de alimentar a violência no Oriente Médio para beneficiar Israel.

"A situação na Líbia, no Egito, no Líbano, na Tunísia, no Bahrein, na Palestina, no Iraque e na Síria mostra que o Ocidente amarrou esses cenários como elementos de um complô para fortalecer Israel e enfraquecer o eixo de resistência", disse.

Eixo de resistência é o nome dado por Teerã à aliança com o sírio Bashar al-Assad e com o grupo libanês Hizbullah contra o suposto domínio do Oriente Médio por Israel e potências ocidentais.

O fato de Rowhani ter atacado o Ocidente durante evento da Guarda Revolucionária, a força militar de elite do Irã, reforça suspeitas de que ele busca conquistar setores mais conservadores.

Em aparente recado a Rowhani, o chefe da Guarda, Ali Jaafari, disse que as tropas "cumprirão com seu dever" caso haja ataque a Damasco.

Não está claro se isso é uma promessa de apoio militar à Síria. Assad já recebe dinheiro, armas e monitoramento da Guarda, que responde diretamente ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

Rowhani também enviou uma mensagem aos militares iranianos: "A Guarda deve manter distância das disputas políticas e pertencer à nação inteira."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página