Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova embaixadora chega ao Brasil com discurso otimista

FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA

A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, 57, desembarcou ontem em Brasília com um discurso de otimismo, apesar do momento de crise nas relações bilaterais.

Ayalde chega ao país em meio às denúncias de espionagem das comunicações da presidente Dilma Rousseff e da Petrobras pela NSA, a Agência de Segurança Nacional dos EUA.

"Este é um tempo muito importante em nossas relações, cheio de oportunidades e possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e aprofundar os muitos laços que existem entre nossas duas importantes e grandes nações", disse a embaixadora, em português fluente, ao lado do marido e das duas filhas do casal.

Questionada sobre as denúncias de espionagem e o possível cancelamento da visita de Estado da presidente Dilma aos EUA, Ayalde preferiu não se manifestar: "Eu estou chegando, vamos ter tempo de falar sobre muitos temas, inclusive esse".

A nova embaixadora afirmou que a família está "muito ansiosa" em poder conhecer a diversidade e cultura do país. "Nos próximos anos, espero me engajar com o povo e o governo do Brasil para construir uma parceria estratégica mais forte para o século 21", disse.

A expectativa é que Ayalde entregue as credenciais à presidente Dilma Rousseff ainda nesta semana --última formalidade para ela assumir a função. Em junho, o Itamaraty confirmou ter concedido o "agrément" (autorização necessária para a troca de embaixadores) a Ayalde.

No início de agosto, o Senado americano confirmou o nome da diplomata como nova embaixadora no Brasil. Ela assume o lugar de Thomas Shannon, no cargo desde fevereiro de 2010, que agora será assessor especial do secretário de Estado americano, John Kerry.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página