Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Espanha nega ideia argentina de uma aliança contra Londres

Proposta era para reaver Malvinas e Gibraltar

LÍGIA MESQUITA DE BUENOS AIRES

A Espanha negou ter feito um acordo com a Argentina para reclamar com o Reino Unido uma solução para a questão da soberania das ilhas Malvinas (ou Falklands, para os britânicos) e de Gibraltar.

A informação havia sido dada anteontem pelo chanceler argentino, Héctor Timerman, após reunião com seu colega espanhol, José María García-Margallo, em Nova York.

Em entrevista a correspondentes argentinos, Timerman disse que a conversa tinha resultado em um acordo bilateral para fazer uma "frente comum" e pedir ao Reino Unido que abra o diálogo sobre os dois territórios que lhe pertencem.

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina chegou a enviar um comunicado dizendo que os chanceleres "acordaram realizar ações conjuntas pedindo para que o Reino Unido dialogue em cumprimento às resoluções das Nações Unidas".

No fim da noite, a Espanha negou tal acordo.

Segundo o jornal "El País", o governo espanhol disse que "não fazia como sua" a versão do encontro dos chanceleres dada pela Argentina e que considera o Reino Unido "um país amigo".

A relação entre Espanha e Argentina está estremecida há mais de um ano, quando a presidente Cristina Kirchner decidiu nacionalizar a petroleira YPF/Repsol, que tinha 51% de suas ações nas mãos dos espanhóis.

A Repsol pede ao governo Kirchner uma indenização de US$ 10,5 bilhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página