Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itália

Berlusconi pede unidade a partido e diz que 'este governo acabou'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi se reuniu ontem com a bancada de sua sigla, o PDL (Povo da Liberdade), e cobrou "unidade" após integrantes discordarem publicamente de sua decisão de retirar os cinco ministros da legenda do governo e defender novas eleições no país.

"Está tudo esclarecido. Este governo acabou", disse Berlusconi. Ele afirmou que dará ao governo mais uma semana de vida para votar medidas econômicas. "Devemos permanecer unidos", seguiu, afirmando que "roupa suja se lava em casa".

A obediência do conservador PDL a Berlusconi será posta à prova amanhã, quando o premiê de centro-esquerda Enrico Letta, do PD (Partido Democrático), tentará obter voto de confiança na Câmara e no Senado para evitar o chamado de novas eleições.

Letta aposta em cerca de 20 votos rebeldes do PDL para seguir governando após a implosão da coalizão de seu partido com o de Berlusconi.

Na imprensa italiana, os nomes do PDL estão sendo divididos entre "falcões", os mais próximos ao ex-premiê, e "pombinhos", moderados que poderiam dar sobrevivência ao atual governo.

Berlusconi anunciou que deixava o governo dias antes de o Senado retomar seu processo de cassação devido a condenação por fraude fiscal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página