Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Calote pode gerar crise pior que a de 2008, dizem EUA

DE WASHINGTON

Em estudo divulgado ontem, o Tesouro americano anunciou que, se o calote da dívida americana for inevitável, uma recessão "pior ou comparável" à de 2008 pode ocorrer.

Para evitar o calote, o Congresso precisa aprovar o aumento do teto de endividamento do governo, o que permitiria a emissão de mais títulos da dívida para financiar os gastos públicos. Mas a Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos, pode bloquear a autorização.

O endividamento do governo dos EUA é de US$ 16,7 trilhões, pouco maior que o PIB americano (quase oito vezes o PIB do Brasil).

Desde terça, por outro impasse na Câmara, parte do governo federal está fechado pela falta de aprovação do Orçamento do país.

"Isto não está acontecendo por uma crise financeira, e sim por uma ação inconsequente dos republicanos", discursou o presidente Barack Obama, para quem o país não pode colocar em risco a economia.

Ele ainda reclamou da expressão "aumentar o teto da dívida". "Parece que estamos nos endividando mais, em vez de apenas fazer o possível para reduzir a dívida existente". (RJL)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página