Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maduro irá a Assembleia solicitar "superpoderes"

Venezuelano quer permissão para legislar por decreto; militares têm reajuste de 51%

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse ontem que irá ao Parlamento do país na próxima terça solicitar a chamada "lei habilitante", que lhe dá prerrogativa para legislar por decreto.

Não é a primeira vez que Maduro aventa a possibilidade. Ele diz buscar "superpoderes" legislativos, previsto na Constituição e usado por seu antecessor Hugo Chávez (1954-2013), para aprovar leis contra a corrupção e responder à "guerra econômica" que o país atravessa.

Para aprovar a lei habilitante, o chavismo precisa de 99 votos (ou 3/5 da Casa), dos quais tem garantidos 98. Para analistas, não deve ser tarefa difícil conseguir um dissidente para a votação.

Maduro promete dizer na terça que estratégias tem para combater "sabotagem econômica" exatos dois meses antes das eleições municipais de 8 de dezembro, consideradas espécie de referendo dos primeiros meses de governo.

MILITARES

Em meio ao crescente desconforto com inflação que ultrapassa os 40% anualizados, Maduro anunciou aumento médio de 51% para os militares, setor estratégico na dinâmica de poder do chavismo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página