Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Egito critica a suspensão de ajuda dos EUA

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo do Egito criticou ontem a decisão dos EUA de suspender parte da ajuda militar e econômica que é dada ao país.

A decisão dos EUA, anteontem, vem na esteira da repressão à Irmandade Muçulmana após a deposição do ex-presidente Mohamed Mursi, em julho.

Os EUA suspenderam o fornecimento de tanques e aviões de combate e US$ 260 milhões em ajuda financeira, mas garantiram o apoio a ações de contraterrorismo. O Egito é o terceiro receptor de ajuda dos EUA, após Israel e Afeganistão.

"A decisão foi errada. O Egito não se dobrará à pressão americana e mantém o caminho à democracia", disse Badr Abdelatty, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

Ontem, o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que o país pode retomar a ajuda com base em comportamentos que incentivem a democracia por meio de eleições.

Logo após chegar à Malásia, o secretário americano explicou que a suspensão de parte da ajuda não significa que Washington esteja cortando os laços com o governo egípcio.

"O governo interino entende muito bem o nosso compromisso com o seu sucesso (...). De forma nenhuma significa um corte nisso", disse Kerry.

"Nós vamos continuar a cobrar que o roteiro [para a retomada do processo democrático] continue a ser um objetivo principal para o governo interino, porque acreditamos que eles querem continuar a relação de uma forma positiva com os EUA".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página