Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sob pressão, senador perde imunidade no Paraguai

Acusação de corrupção gerou onda de protestos

DA EFE

O Senado paraguaio decidiu ontem suspender a imunidade do parlamentar Víctor Bogado, do governista Partido Colorado, acusado de corrupção. O caso do senador motivou uma grande campanha de protestos nas ruas para que Bogado seja processado pela Justiça.

Segundo o Ministério Público, Bogado, então presidente da Câmara dos Deputados, contratou para a Casa, em 2010, uma babá com o cargo de técnica, com um salário de 6.098.400 guaranis (cerca de R$ 3.200).

Em março de 2013, a babá foi contratada como assistente administrativa na hidrelétrica de Itaipu, ganhando cerca de R$ 4.500, de acordo com a promotoria.

No dia 14, o Senado havia votado pela manutenção do foro privilegiado de Bogado; 23 dos 45 senadores, incluindo ele, disseram "não" à perda de imunidade. Horas depois, manifestantes saíram às ruas em protesto.

Os atos, convocados pelas redes sociais, foram repetidos dias depois e acompanhados por uma campanha de boicote de mais de uma centena de restaurantes e lojas, que proibiram a entrada dos 23 senadores. Pressionado, o próprio Bogado pediu que o Senado rediscutisse seu caso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página