Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Manifestantes bloqueiam o acesso ao BC na Ucrânia

Protestos defendem aproximação com UE

DE LONDRES

Depois de tomarem a principal praça de Kiev e barrar e os arredores do prédio do governo, os manifestantes contrários ao presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, bloquearam ontem o acesso à sede do Banco Central do país, armando tendas e fogueiras no local.

Sob a liderança de políticos da oposição, milhares têm ido às ruas desde o fim de semana pedir a renúncia do presidente, acusado de se aliar à Rússia ao desistir de assinar um acordo comercial com a União Europeia.

Ontem, três ex-presidentes, Leonid Kravchuk, Leonid Kuchma e Viktor Yushchenko, declararam apoio aos manifestantes. "Queremos nos solidarizar com as ações civis pacíficas de milhares de jovens ucranianos", disseram num comunicado conjunto.

Eles condenaram o que classificam de "excessivo uso da força" contra "demonstrações pacíficas".

O governo ucraniano tem argumentado que não pode romper com os russos porque depende economicamente deles, principalmente em relação aos contratos de fornecimento de gás.

A dívida com a Rússia, de cerca de US$ 60 bilhões (R$ 140 bilhões), é um dos principais motivos apontados pelo presidente Yanukovich para não assinar um acordo com o bloco europeu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página