Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Moderados expulsam facção da Al Qaeda de maior cidade da Síria

Grupos rebeldes rivais se enfrentam em Aleppo, o que fortalece regime de Assad

DIOGO BERCITO DE JERUSALÉM

Conflitos internos entre grupos rebeldes levaram, ontem, à expulsão de uma facção ligada à rede terrorista Al Qaeda de seu quartel-general em Aleppo, na Síria.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, insurgentes moderados retiraram da maior cidade síria os militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

As disputas entre rebeldes e islamitas têm causado grave dano no norte da Síria, com mais de 270 mortos em quatro dias, de acordo com o Observatório Sírio.

Vídeos publicados na internet mostravam corpos de prisioneiros amarrados, supostamente mortos pelo Estado Islâmico durante o ataque a seu quartel-general. Não é possível verificar a autenticidade dos vídeos.

Tanto moderados quanto extremistas lutam pela deposição do ditador sírio Bashar al-Assad, mas com objetivos distintos. O EIIL tem por meta estabelecer um regime sunita na região, enquanto o Exército Livre da Síria, moderado, recebe apoio do Ocidente e dos países do Golfo.

Diante das regras sociais restritas impostas por islamitas no norte da Síria, os rebeldes de projeto mais moderado têm atacado esses grupos --em conflitos internos que, como resultado, enfraquecem a oposição no país e fortalecem o regime de Assad.

Anteontem, um líder da Jabhat al-Nusra, também ligada à Al Qaeda e desafeto dos rebeldes moderados, havia pedido que os grupos de oposição voltem ao objetivo inicial de depor o ditador. O anúncio foi mal visto pelo EIIL, mais radical.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página