Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coreia do Sul aprova auxílio para o Norte

País envia carregamento de medicamentos e leite em pó após reencontro de famílias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Coreia do Sul aprovou ontem a remessa de um carregamento de medicamentos e leite em pó, no valor US$ 988 mil, para a Coreia do Norte, além de mais ajuda humanitária.

A ajuda foi promovida por dois grupos civis e aprovada por Seul um dia após o início da mais recente reunião entre familiares separados pela Guerra da Coreia.

O conflito, interrompido por trégua oficial desde 1953, causou a separação forçada de muitos parentes. Parte deles pode se reencontrar pela primeira vez em 60 anos.

RELAXAMENTO

O acordo entre Seul e Pyongyang é visto como um indício de relaxamento da tensão diplomática recente na península, acentuada desde a posse do novo líder do norte, Kim Jong-un, em 2011.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu aumentar a ajuda humanitária, caso o Norte estreite os laços por meio de projetos de "construção de confiança", como reuniões de familiares separados pela guerra, que haviam sido realizadas pela última vez em 2010.

Diversos dos familiares selecionados pelo Sul para comparecer aos encontros morreram ou estão muito fracos para fazer a viagem até a Montanha Diamante, resort norte-coreano onde o evento se realiza.

Uma delas, Seo Jong-suk, 90, morreu no último dia 5, o dia em que Pyongyang finalmente deu o sinal verde para o encontro. Ela sabia disso ao entrar na sala da cirurgia para operar o coração, mas não resistiu ao procedimento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página