Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hillary compara justificativas de Putin às de Hitler

DE WASHINGTON

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton comparou as ações na Ucrânia do presidente russo, Vladimir Putin, às do ditador alemão Adolf Hitler, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Foram os primeiros comentários de Hillary, favorita para ser a candidata democrata à sucessão de Barack Obama em 2016, sobre a crise na Ucrânia.

"Se isso soa familiar, é o que Hitler fazia nos anos 1930. Hitler dizia que as pessoas de etnia alemã na Romênia ou na Tchecoslováquia não eram tratados corretamente e que ele precisava proteger o seu povo", disse ela, em evento de arrecadação de fundos para uma entidade de apoio a jovens carentes, em Long Beach (Califórnia), anteontem.

Ela disse que isso deixa o mundo nervoso, mas que não havia indicação de que Putin seria "tão irracional. "Putin acredita que sua missão é de "restaurar a grandeza da Rússia", disse, segundo o jornal local "Press Telegram", único presente no evento.

Hillary ainda disse esperar que a negociação "respeite a Ucrânia e não ratifique uma preocupação da Crimeia pela Rússia".

Desde que deixou o Departamento de Estado, no ano passado, Hillary tem sido cautelosa e evitado falar de política internacional.

A campanha de Hillary já deixou vazar ao jornal "The New York Times" que teme que comentários aumentem as comparações já existentes entre o desempenho dela e o de seu sucessor, John Kerry, considerado hiperativo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página