Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Votação afegã tem alta presença de eleitores e poucos incidentes

Segundo comissão, 7 milhões foram às urnas, apesar de ameaças

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Apesar das ameaças de atentado dos extremistas do Taleban, os afegãos foram em peso às urnas ontem, no primeiro turno da votação que irá eleger o sucessor de Hamid Karzai --primeiro presidente eleito, em 2004, após a queda do movimento radical islâmico. As seções eleitorais abriram às 7h de ontem (23h30 de sexta, em Brasília).

De acordo com o chefe da Comissão Eleitoral, Ahmad Yousuf Nuristani, cerca de 7 milhões de afegãos depositaram seus votos nas urnas --adesão de 58% do eleitorado.

Segundo as autoridades afegãs, nenhum ataque importante foi registrado até o fechamento dos colégios eleitorais, cerca de 17h locais.

Dezenas de pessoas foram mortas numa onda de violência antes da eleição, atribuída principalmente ao Taleban. O grupo espalhou combatentes pelo país visando interromper o processo eleitoral, que considera uma farsa apoiada pelos EUA.

Foram colocados de prontidão 350 mil soldados afegãos para garantir a segurança dos eleitores.

TESTE PARA O PAÍS

A eleição de ontem é considerada um teste sobre a estabilidade do Afeganistão e a solidez de suas instituições antes da retirada das forças da Otan (aliança militar ocidental), até o fim deste ano.

Os EUA, por sua vez, aguardam o sucessor de Karzai para assinar um acordo bilateral que prevê a manutenção de 10 mil soldados americanos no país até o final de 2016.

Em nota, Barack Obama saudou a eleição, afirmando que ela é "essencial para garantir o futuro democrático do Afeganistão" e a continuação da ajuda internacional.

Entre os presidenciáveis, os favoritos são Zalmai Rassoul, ex-chanceler apoiado por Karzai, o economista Ashraf Ghani e Abdullah Abdullah, líder da oposição que ficou em segundo lugar nas eleições de 2009.

Os resultados preliminares deste turno serão divulgados em 24 de abril. Se ninguém obtiver mais de 50% dos votos, deve ser realizado segundo turno em 28 de maio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página