Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jornais recebem doação de papel da Colômbia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um carregamento de 52 toneladas de papel-jornal que foram doadas por uma associação da mídia colombiana chegou ontem a jornais da vizinha Venezuela.

Diversos veículos do país têm sofrido com a escassez da matéria-prima, devido à fuga de dólares do país e ao controle da moeda estrangeira pelo governo. Opositores acusam o presidente, Nicolás Maduro, de estar aproveitando o desabastecimento para prejudicar veículos de imprensa críticos ao governo.

O editor-chefe do "El Nacional", Miguel Henrique Otero, classificou a doação do grupo Andiarios como "medida única de solidariedade dos jornais colombianos".

De acordo com "El Nacional", a quantidade de papel que o veículo já possuía era capaz de garantir a sua circulação apenas até meados de maio. Com a nova remessa, será possível estender a operação por mais 15 dias. Vindo do Canadá, o carregamento chegou a Cartagena (Colômbia) em 21 de março e seguiu por terra até o país vizinho.

Além do "El Nacional", os jornais "El Impulso" e "El Nuevo País" também receberam a doação. A falta de papel já fez ao menos 11 jornais deixarem de circular no país.

Na Venezuela, para obter papel-jornal, as empresas devem solicitar à Cadivi (Comissão de Administração de Divisas) permissão para comprar dólares. Além disso, é necessário obter uma autorização que justifique a compra do produto importado.

Desde 2003, há um controle estatal do câmbio que impede a livre compra e venda de divisas, administradas exclusivamente pelo órgão. Segundo editores de jornal, o governo demora a aprovar a compra --e, uma vez aprovada, não libera o recurso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página