Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Na TV, Snowden pergunta a Putin sobre espionagem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o delator do escândalo de espionagem nos EUA, Edward Snowden, fizeram ontem na TV uma dobradinha para criticar o governo americano.

Foi durante o programa anual televisionado em que Putin responde a questionamentos de cidadãos.

Snowden, que está asilado na Rússia desde o ano passado, apareceu no vídeo perguntando sobre as práticas do serviço secreto russo.

"Vi pouca discussão pública sobre o envolvimento da própria Rússia nas políticas de vigilância e, por isso, gostaria de perguntar se a Rússia intercepta, armazena ou analisa de alguma forma a comunicação de milhões de indivíduos", disse Snowden, falando em inglês.

Não foi informado se o vídeo era uma gravação ou uma transmissão ao vivo.

"Estimado senhor Snowden, o senhor é um ex-agente de espionagem. Eu também trabalhei para um serviço de inteligência. Vamos falar em termos profissionais", começou Putin, ex-agente da extinta KGB, provocando risadas na plateia.

O líder russo respondeu que os esforços de inteligência no país são regulados por lei e que não há espionagem em massa.

"Com certeza nós não temos um sistema em massa de interceptações. De acordo com nossa lei, isso não pode existir. Espero que nunca o façamos. Além disso, não temos nem dinheiro nem meios técnicos como nos Estados Unidos", disse o presidente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página