Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após acidente, guias do Everest ameaçam dar início a greve

Na última sexta-feira, 13 sherpas, como são chamados, morreram em uma avalanche

DA AFP

Os guias nepaleses conhecidos como sherpas ameaçaram ontem deixar de escalar o monte Everest caso o governo do Nepal não ofereça pagamentos melhores para eles, depois da morte de pelo menos 13 guias em uma avalanche na última sexta-feira.

Os sherpas elaboraram uma lista de reivindicações ao governo e disseram que, se não forem atendidos, cancelarão todas as expedições ao topo da maior montanha do mundo. Sem eles, que servem como guias e dão apoio logístico aos alpinistas, as escaladas ficam inviabilizadas.

Os guias querem a criação de um fundo de apoio financiado por 30% dos valores pagos pelos alpinistas para receber a licença de escalada ao Everest.

Também exigem a duplicação das indenizações concedidas pelas seguradoras no caso de acidentes desse tipo, hoje de US$ 10 mil (R$ 22 mil).

Guias, alpinistas e chefes de expedição redigiram uma carta anteontem no campo-base do Everest, durante reunião para definir uma posição comum.

A Associação de Montanhismo do Nepal anunciou ter dado um "ultimato de sete dias ao governo". As autoridades do país não se manifestaram ontem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página