Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estilo de Felipe como soberano é uma incógnita

DE SÃO PAULO

Os espanhóis não sabem ao certo o que esperar de Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y de Grecia, 46. Filho mais velho dos reis Juan Carlos e Sofia, ele deve ascender ao trono com o nome de Felipe 6º.

Mas há a expectativa de que o reinado de Felipe seja mais moderno e transparente, diz Jesus Rodríguez, do jornal "El País": menos protocolar, com um aparato policial menor e mais jovens e mulheres entre os seus assessores.

O príncipe de Astúrias (título do herdeiro da Coroa espanhola) nasceu em Madri em 30 de janeiro de 1968. Dali a sete anos, a monarquia seria restaurada no país, após a morte de Francisco Franco --ditador entre 1939 e 1975, presente ao batismo do príncipe.

Formado em direito pela Universidade Autônoma de Madri e mestre em relações internacionais pela Universidade Georgetown (EUA), Felipe é tenente-coronel do Exército e capitão de fragata da Marinha.

O príncipe presidiu seu primeiro ato oficial com apenas 13 anos, em 1981, e já viajou para praticamente todos os continentes --desde 1996, ele representa a Espanha nas cerimônias de posse dos chefes de Estado ibero-americanos.

Felipe conseguiu passar relativamente incólume pela queda de popularidade da monarquia e pelas acusações de desvio de verbas que envolvem Iñaki Urdangarin, seu cunhado. Também é conhecido pelo lado esportista e fez parte da equipe espanhola de vela na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

RAINHA JORNALISTA

A mídia espanhola destacou também a ascensão de Letizia Ortiz, 41, mulher do príncipe Felipe, ao trono como a primeira rainha de origem plebeia do país.

Filha de um jornalista, Letizia seguiu a profissão do pai e foi âncora de telejornal antes de se casar com Felipe e se tornar princesa de Astúrias, em 2004. Era seu segundo casamento; o primeiro, com o professor de literatura Alonso Guerrero, durou um ano. O casal real tem duas filhas, as infantas Leonor, 8, e Sofía, 7.

A princesa é vista como figura de vida independente do marido e hábitos menos rígidos que os da realeza: gosta, por exemplo, de ir ao cinema em Madri e a shows de música indie.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página