Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ato semelhante no Reino Unido é algo improvável

DE LONDRES

A abdicação de Juan Carlos trouxe uma antiga especulação: poderia a britânica Elizabeth 2ª fazer o mesmo?

Por enquanto, a resposta seria negativa. Ao contrário do colega espanhol, ela ainda goza de boa saúde aos 88 anos e mantém um nível alto de popularidade, assim como a própria monarquia.

Pesa ainda o fato de o sucessor Charles, 65, estar longe de ser unanimidade. Parte dos britânicos não esconde a preferência pelo seu filho William, 31, que ajudou a aumentar a popularidade da família real após o casamento com Kate Middleton e o nascimento do filho George.

Outro ponto é que Elizabeth 2ª pode bater, em 2015, o recorde de 63 anos de reinado de Vitória, rainha entre junho de 1837 e janeiro de 1901. Além disso, a família real carrega a experiência traumática pela renúncia, em 1936, do rei Eduardo 8º.

Há ainda dois outros precedentes na Europa, ambos de 2013. Em abril, Willem-Alexander, 47, foi coroado na Holanda, transformando-se no monarca mais jovem da Europa depois que sua mãe, Beatrix, 75, decidiu abdicar. Em julho, o rei da Bélgica, Alberto 2º, 79, abriu mão do trono para o filho, o príncipe Phillipe, 53. (LC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página