Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conflito deixa Europa em alerta para protestos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A ofensiva militar de Israel na faixa de Gaza deixou em alerta os países europeus. A maior preocupação, porém, é com os protestos de imigrantes muçulmanos e a ação de grupos neonazistas, terroristas e de judeus radicais.

Nesta quarta (23), cerca de 14 mil pessoas participaram de um protesto no centro de Paris contra a ação de Israel, enquanto outros milhares se reuniram em outras cidades.

O ato foi o primeiro autorizado pelo governo depois de domingo (20). Na ocasião, 17 policiais ficaram feridos e 44 ativistas foram presos após depredações a lojas de judeus na capital francesa.

Na segunda (21), o presidente François Hollande proibiu os atos devido à violência e à possibilidade de ações antissemitas. O protesto só foi autorizado após o trajeto ser alterado para não passar por nenhuma sinagoga.

Nesta quarta, o jornal "Le Monde" disse em editorial que começa a nascer um "novo antissemitismo" na Europa, com a redução do cuidado do discurso contra os judeus.

Na Alemanha, os jornais mostraram a preocupação com a virulência das frases dos manifestantes contra Israel e os judeus.

Na Áustria, jogadores do time israelense Maccabi Haifa foram agredidos por um grupo pró-palestino em um jogo amistoso contra o Lille, da França.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página