Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Uruguai inicia cadastro de quem quer plantar maconha em casa

Pela lei, cada residência pode ter, no máximo, seis pés da erva

FELIPE GUTIERREZ DE BUENOS AIRES

Os uruguaios que querem plantar sua própria maconha para fumar começaram nesta quarta-feira (27) a se cadastrar para pedir ao governo a autorização de cultivo ""estrangeiros com residência permanente também podem se inscrever.

No primeiro dia, ao menos dez pessoas buscaram o órgão responsável --o Ircca (Instituto de Regulação e Controle de Cannabis). O dado é do jornal "El País".

Um dos diretores do Ircca, Augusto Vitale, afirmou que não há ainda números oficiais da procura.

Um dos primeiros a procurar o Ircca para obter a licença de plantio doméstico foi o ativista Juan Vaz. Ele afirmou que o processo é fácil: "É só ir aos escritórios do Correio. Pedem nome, documento, endereço, como é o seu núcleo familiar. Já tinha meu cultivo, só vou regularizar." Pela lei, cada casa pode plantar até seis pés de maconha.

O país autorizou o uso recreativo da maconha, mas a produção, a venda e o consumo são controlados pelo governo. Os uruguaios que quiserem fumar a droga legalmente têm três opções: plantar em casa, fazer parte de um clube de cultivo (cujas autorizações também começaram nesta quarta) ou se cadastrar para comprar em farmácias.

Os produtores que vão fornecer a droga às farmácias tiveram até a última terça (26) para demonstrar seu interesse no negócio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página