Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contra a crise, premiê muda gabinete no Japão

Abe nomeia cinco ministras e diz querer aumentar participação feminina no governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nomeou cinco mulheres para seu gabinete na primeira reforma ministerial de seu governo, realizada nesta quarta (3).

Segundo Abe, o rearranjo foi necessário para unificar seu partido e tentar combater o baixo crescimento e a deflação. As questões políticas e econômicas provocaram a queda da popularidade do primeiro-ministro.

Dentre as nomeadas, estão Yuko Obuchi, 40, que assume a pasta de Economia, Comércio e Indústria. Abe diz querer usar as nomeações para pressionar a iniciativa privada a aumentar o número de mulheres trabalhadoras.

Para ele, a expectativa é aumentar a participação feminina no governo de 4% para 30% até 2020. A maioria dos ministérios mais importantes, porém, continua nas mãos dos homens.

O ministro das Finanças, Taro Aso, permanece no cargo e continuará sendo o responsável por tentar tirar o país da crise financeira, provocada pelo baixo crescimento, a deflação e a dívida pública maior que 250% do PIB.

Para isso, Abe deverá autorizar um novo aumento de impostos, que deve diminuir sua popularidade e deve provocar uma nova retração econômica.

O primeiro-ministro também substituiu o titular da Defesa. Akinori Eto agora passará a executar o programa de Abe de aumento de gasto militar, em meio à tensão territorial com a China.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página