Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo corre à TV para conter pânico da doença

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

"O ebola não se espalha pelo ar, pela água ou pela comida nos EUA. A América tem os melhores médicos e infra-estrutura de saúde pública no mundo e estamos preparados".

A mensagem é de um anúncio da Secretaria de Saúde do Estado de Nova York, e tenta conter a boataria sobre a doença que se espalha pelo país.

Ao longo da tarde desta quarta (1º), a rede CNN manteve no ar uma manchete que dizia "Urgente: paciente de ebola no Texas manteve contato com cinco crianças". Apesar disso, especialistas ouvidos pelo canal diziam que o contágio só ocorre a partir do contato com fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados.

Especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, da Secretaria de Saúde dos EUA, têm ido à TV para dizer que o país está preparado.

"Estamos de prontidão, mas vamos parar essa epidemia por aqui", afirmou, em entrevista coletiva, o presidente do centro, Tom Frieden. Ele também respondeu que os demais passageiros no avião que trouxe o paciente não correm risco, pois ele ainda não apresentava os sintomas.

No mês passado, congressistas republicanos, como Phil Gingrey, afirmaram que a epidemia de ebola poderia chegar ao país pela fronteira com o México, "insegura e muito porosa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página