Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chefe do Serviço Secreto dos EUA renuncia

Responsável por segurança de Obama, Julia Pierson não resistiu a pressões após homem ter invadido Casa Branca

Em outra falha, jornal revelou que vigia com ficha criminal e armado dividiu elevador com o presidente americano

GIULIANA VALLONE DE NOVA YORK

A diretora do Serviço Secreto dos EUA, Julia Pierson, não resistiu à pressão e renunciou nesta quarta-feira (1º) após a revelação de que um homem invadiu a Casa Branca pulando a cerca da residência oficial do presidente Barack Obama, no dia 19 de setembro.

Em comunicado, o Secretário de Segurança Nacional dos EUA, Jeh Johnson, afirmou que Pierson apresentou sua carta de renúncia, aceita pelo governo.

"Eu a saúdo pelos 30 anos de trabalho para o Serviço Secreto e a Nação", disse, no texto. No lugar de Pierson, assume interinamente Joseph Clancy, fora do serviço público desde 2011.

Há duas semanas, Omar J. Gonzalez, 42, veterano da guerra do Iraque, conseguiu escalar a cerca da residência oficial de Barack Obama, atravessar a porta principal e correr por alguns dos cômodos do local, armado com uma faca.

A saída de Pierson acontece um dia após seu depoimento na Câmara dos Deputados dos EUA, em que foi duramente pressionada a dar explicações sobre a falha na segurança da Casa Branca.

"Está claro que o nosso plano se segurança não foi propriamente executado. Isso é inaceitável", afirmou Pierson. "Eu assumo toda a responsabilidade e vou me assegurar de que isso aconteça novamente."

O depoimento, no entanto, não foi suficiente para calmar os ânimos dos deputados, que expressaram não ter confiança na diretora do Serviço Secreto.

"O Congresso perdeu a confiança na minha habilidade de conduzir a agência. A mídia deixou claro que é isso que eles esperavam", disse Pierson em entrevista à Bloomberg após sua saída.

O secretário Johnson afirmou ainda que pediu ao subsecretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, que assuma o controle do inquérito para apurar o incidente na Casa Branca. Segundo ele, o relatório deve ser entregue em 1º de novembro.

Um comitê independente ""que ainda será nomeado-- também vai analisar o episódio e deve apresentar suas conclusões até 15 de dezembro. O mesmo grupo de especialistas deve sugerir uma lista de nomes para assumir o Serviço Secreto.

"É importante repetir que o Serviço Secreto é um dos melhores serviços oficiais de proteção no mundo, reunindo homens e mulheres altamente treinados e preparados para colocar a própria vida em risco", disse Johnson.

JULGAMENTO

Também nesta quarta, Omar Gonzalez se declarou inocente das acusações. Ele foi indiciado no dia anterior por três crimes, incluindo invasão ilegal com uma arma.

A juíza federal Deborah Robinson determinou que seja feita uma análise da sanidade mental de Gonzalez. O advogado do acusado, David Bos, se opôs. Segundo ele, seu cliente não tem problemas mentais e pode enfrentar o julgamento.

OUTRA FALHA

Horas depois do depoimento de Pierson na Câmara, o jornal "The Washington Examiner" revelou mais uma falha do Serviço Secreto no mês de setembro.

De acordo com a publicação, em visita ao Centro de Prevenção e Controle de Doenças, no último dia 16, o presidente Barack Obama dividiu o elevador com um segurança privado armado e com antecedentes criminais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página