Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ataque contra força de paz da ONU no Mali deixa nove mortos

Foi o maior golpe contra a missão, que chegou ao país em 2013

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos nove soldados do Níger, da missão da ONU para a estabilização do Mali (Minusma), foram mortos nesta sexta (3) em um ataque feito supostamente por jihadistas na cidade de Ansongo.

Foi o maior ataque contra a missão desde julho de 2013, quando chegou ao país.

Segundo um oficial nigerino, a emboscada foi armada pelos islamitas do Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental.

Vinculado à Al-Qaeda, o movimento faz parte dos grupos radicais que controlaram o norte do Mali de 2012 --quando tomaram o controle das províncias de Gao, Timbuktu e Kidal-- até 2013.

A Minusma informou que montou um grande dispositivo de segurança na aérea após o atentado, classificado como um dos mais sangrentos feitos contra a missão.

"Este ato de terrorismo covarde e odioso me horroriza (...). Hoje, mais uma vez, vidas foram perdidas em nome da paz no Mali", lamentou Arnauld Antoine Akodjènou, da Minusma.

O presidente do Alto Conselho Nacional Islâmico no Mali, Mouhamadou Dicko, condenou o atentado.

Os ataques contra as forças das Nações Unidas enviadas ao Mali se multiplicaram nos últimos meses. Em 18 de setembro, pelo menos cinco capacetes azuis do Chade morreram no norte do Mali e outros três ficaram feridos na explosão de uma bomba na passagem de seu veículo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página