Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Estado Islâmico acena a Moscou para se apoderar de projeto nuclear de Teerã

EM TEXTO DADO COMO AUTÊNTICO POR ISRAEL, FACÇÃO OFERECE A MOSCOU CAMPOS DE GÁS NO IRAQUE EM TROCA DE SEGREDOS ATÔMICOS DO IRÃ

MÁRIO CHIMANOVITCH ESPECIAL PARA A FOLHA

Paranoia total ou objetivo estratégico. A notícia divide os analistas que se ocupam do fenômeno Estado Islâmico diante da revelação de que os extremistas estão visando se apoderar do potencial nuclear do Irã. Não se trata de mais um factoide que surge em meio aos conflitos do Oriente Médio.

Um manifesto elaborado por membro graduado do Conselho de Guerra do EI revela que a milícia irá propor à Rússia --um dos principais aliados de Teerã-- o controle total sobre as imensas reservas iraquianas de gás capturadas em Anbar, em troca do rompimento de relações entre Moscou e o Irã e a apropriação de todo o conhecimento adquirido pelo segundo na área nuclear.

Essa notícia, veiculada pelo "Sunday Times", é confirmada por fontes de inteligência de Israel e indica que o Estado Islâmico está reunindo combatentes e material bélico avançado para se lançar numa guerra contra o Irã a fim de obter os segredos de seu programa nuclear.

O manifesto foi elaborado por Abdullah Ahmed al-Meshedani, a pedido da cúpula da milícia, e teria sido encontrado por forças especiais iraquianas durante um ataque contra a residência de um dos comandantes do EI, em março último. Os analistas israelenses consideram o documento como autêntico. Ele estipula ainda que Moscou deverá romper com o regime do ditador sírio, Bashar al-Assad, e dar seu apoio aos Estados sunitas do Golfo que se opõem ao regime xiita do Irã.

A usina nuclear iraniana de Bushehr foi construída pela Rússia como parte de um contrato firmado com o Irã pelo ministério russo de Energia Atômica em 1995. Em setembro de 2013, o controle operacional da usina foi transferido para a República Islâmica.

O Irã advertiu o EI que vai atacá-lo caso se aproxime de suas fronteiras ou aprofunde sua incursão em território iraquiano, bem como não permitirá que chegue próximo às forças iranianas que se encontram no Iraque.

O EI já controla um extenso território situado ao norte de Bagdá que faz fronteira com o Irã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página