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Análise

Excesso toma cobertura, de tubarões em Nova Jersey a 'pior que 11 de Setembro'

NELSON DE SÁ DE SÃO PAULO

O correspondente Jorge Pontual não escondeu seu terror ao entrar na Globo às 6h27, horário de Nova York, ainda escuro, iluminado só pela tela do celular: "Nunca vi, nunca ninguém aqui viu nada igual. Está pior do que 11 de Setembro".

No início da tarde, alterou um pouco a comparação ao descrever uma foto do marco zero: "A área destruída no 11 de Setembro, onde ficavam as Torres Gêmeas, parecia as cataratas do Iguaçu".

As hipérboles foram a regra, na cobertura por aqui. Não se restringiram ao correspondente assustado ou à Globo, com relatos sem fim de cada canto de NY, avançando por outras redes, canais, rádios, sites.

Não foi muito diferente por lá, na cidade que concentra a mídia dos EUA e do Ocidente. O apagão de energia ou do acesso on-line se espalhou, de "Huffington Post" e "Gawker "ao "Daily News".

Os clientes das operadoras de telefonia móvel e de cabo, como AT&T, Sprint e Verizon, também enfrentaram cortes de conexão. E não faltou apagão na cobertura, a começar dos canais CNN e Weather Channel, este local.

O canal do tempo, que já na segunda havia batido seu recorde on-line, com mais de 200 milhões de páginas vistas, foi um dos que caíram na conversa de que a Bolsa havia sido inundada.

Era mentira, nascida no Twitter. Mais precisamente, era um dos vários boatos de @ComfortablySmug, "o pior vilão de Sandy no Twitter", no dizer do "BuzzFeed", que descobriu quem era: um marqueteiro republicano.

Se originou rumores como a enchente em Wall Street ou a presença de tubarões nas ruas de Nova Jersey, o Twitter também tratou de desacreditá-los pouco depois de surgirem -e antes das correções de CNN etc.

Mais afeito às notícias, o Twitter concentrou a atenção em NY, mas o Instagram também fez história, registrando dez novas fotos da catástrofe por segundo, já anteontem, de acordo com a própria rede de troca de imagens.

Também o Facebook fez a sua parte, com "We are ok" ou "estamos bem" como expressão mais compartilhada. Mas quem ganhou mais pontos, pelo jeito, foi o Netflix, com um salto de 100% na audiência de seus programas e filmes via internet.


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