Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recuperação ainda é incerta, alerta Merkel

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A recuperação da economia global permanece incerta e a fórmula para retomar o crescimento está em uma reforma orçamentária e estrutural. Este foi o diagnóstico apresentado ontem pela Alemanha e os líderes das principais instituições econômicas internacionais.

"Por causa dos prospectos de crescimento modesto e as incertezas consideráveis, os mercados financeiros, os investimentos e a confiança dos consumidores ainda não voltaram ao nível pré-crise", diz o grupo, em comunicado.

No encontro, realizado em Berlim, a chanceler alemã, Angela Merkel, discutiu a crise europeia e os desafios e reduzir a dívida com os líderes de FMI, Banco Mundial, Organização Mundial de Comércio e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Os líderes voltaram a pedir que a zona do euro, mergulhada em uma grave crise econômica, foque em reformas que permitam aumentar a competitividade e as taxas de crescimento.

A maioria dos países do grupo enfrenta recessão, afetados pelas duras medidas de austeridade adotadas nos últimos anos.

"De qualquer forma, esforços futuros, especialmente no que diz respeito ao desemprego entre os jovens, reforma estrutural e sistemas efetivos de proteção social, são necessários urgentemente", diz o comunicado.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, afirmou que os países desenvolvidos devem manter a política de consolidação fiscal em um "ritmo constante", para lidar com dívidas de longo prazo.

Ela também aconselhou as economias emergentes a amenizar as políticas de controle monetário e fiscal para conseguir manter a atual taxa de crescimento.

Já Merkel reconheceu que "as perspectivas de crescimento não são tão boas como desejaríamos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página