Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições EUA

Elite republicana privilegia a economia

Questões sociais e morais são secundárias para o eleitor mais rico de Romney, segmento em que é líder nas pesquisas

'O importante é o emprego, se fosse votar por valores morais, seria nos democratas', afirma universitário

DA ENVIADA A HOUSTON (TEXAS), ARLINGTON E FAIRFAX (VIRGÍNIA)

Homens de classe média sem alta escolaridade, moradores dos Estados mais conservadores do sul, ainda são a base do eleitorado republicano, mas, como indicam as pesquisas empatadas, não estarão sozinhos em seu voto.

Mitt Romney se sai melhor do que Barack Obama também entre a camada mais rica da população, a que ganha acima de US$ 100 mil ao ano (ou R$ 17 mil ao mês).

Para esse eleitorado mais afluente, questões sociais e valores morais são secundários, e a economia é a única coisa que norteia seu voto.

Muitos -sobretudo os jovens, faixa na qual Romney perde- identificam-se com posições democratas em temas como casamento gay e legalidade do aborto e sentem-se alienados pela radicalização da polarização partidária.

Um deles é Kirk Cobrun, empreendedor de Houston que criou uma "aceleradora" (tipo de incubadora) para empresas de tecnologia envolvendo o mercado de energia.

"Sou um conservador fiscal e defendo o corte de gastos, mas sou a favor do casamento gay, por exemplo. Gente como eu está sem ter em quem votar", reclama, antes de concluir que a economia e a questão tributária vinham em primeiro lugar para ele.

A 2.200 quilômetros, em Arlington (Virgínia), o universitário Sina Chehrazi, 21, faz discurso semelhante em pleno escritório de campanha de Romney, onde é voluntário. "O importante, para mim, hoje, é a questão dos empregos."

"Se fosse votar pelos valores sociais e comportamentais, seria nos democratas."

BRILHANTE

O advogado Manfred Yates, 70, disse à Folha durante comício do republicano em Fairfax que seu escritório não havia perdido clientes nem demitido durante a crise, mas que Obama, "embora brilhante", não tinha conseguido tirar a economia do buraco.

Yates ri ao lembrar que alguns correligionários acham que o presidente é socialista. "Lógico que ele é capitalista! O problema é ele não fazer nada e querer subir impostos."

Na pesquisa mais recente do instituto Pew, os grupos entre os quais o republicano leva maior vantagem são os brancos (12 pontos), os homens (9 pontos) e a classe média (9 pontos). Ele também se sai melhor quando os eleitores são indagados sobre quem é mais apto a lidar com o deficit (14 pontos) e o mercado de trabalho (8 pontos). (LUCIANA COELHO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página