Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Patriota e Chávez têm reunião sobre Mercosul

Em Caracas, chanceler anuncia visita da presidente Dilma a Caracas em janeiro

DE SÃO PAULO

Missão liderada pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, discutiu ontem com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, em Caracas, detalhes do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul.

Em breves declarações após a reunião, Chávez prometeu concluir até dezembro, quando o Brasil sedia a reunião semestral do bloco, a incorporação pela Venezuela dos códigos aduaneiros utilizados pelo grupo, a chamada NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

A adoção da NCM é dos passos básicos da adesão e o governo Dilma Rousseff gostaria de apresentar avanços concretos sobre o processo no encontro no mês que vem.

Outros tema sem definição é o cronograma final para a aplicação da TEC (Tarifa Externa Comum, taxa de importação cobrada de terceiros países) pela Venezuela.

Após a reunião, Patriota se disse "muito satisfeito" com o compromisso alcançado em "mais alto nível" para a incorporação plena de Caracas, que se iniciou em agosto.

Ao lado de Chávez, o chanceler anunciou que Dilma viajará à Venezuela em 10 de janeiro para a cerimônia de posse do presidente, reeleito no mês passado, para o seu quarto mandato (2013-2019).

Na declaração, transmitida ao vivo pela internet pela rede chavista Telesur, Patriota anunciou que haverá a partir de agora reuniões bimestrais entre vice-chanceleres dos países, para coordenar as ações bilaterais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página