Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Transporte público em colapso provoca onda de bikes em NY

'Magrela' tornou-se a alternativa mais viável para se mover pela metrópole, afetada pela tempestade Sandy

Na noite de Halloween, quarta-feira passada, nova-iorquinos sobre duas rodas circularam fantasiados pela cidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

Diante do colapso do transporte público e da escassez de combustíveis em Nova York, as bicicletas invadiram as ruas da cidade na última semana. O aumento de ciclistas foi mais um dos fenômenos decorrentes da tempestade Sandy.

Com o sul de Manhattan sem energia e o trânsito ainda restrito -provocando longas filas para os serviços de ônibus e metrô, que funcionavam parcialmente-, usar a bicicleta era a maneira mais simples e rápida de se deslocar, principalmente em Manhattan.

"Faço tudo de bicicleta há pelo menos três anos", diz Courtney Harmel, 64. "Nunca tinha visto tantos ciclistas nas ruas como nesses dias."

O agente social Rodolfo Mendoza, enquanto atravessava na última sexta-feira a ponte de Williamsburg, que liga o East Village ao Brooklyn, contou que não teve escolha diante do caos no transporte público: "Era a única maneira que tinha de chegar no trabalho".

Ele afirma que, pedalando, gastou os mesmos 45 minutos que levaria para fazer o trajeto de metrô.

Como as prefeituras de Paris e de Buenos Aires, a de Nova York incentiva os moradores a usarem bicicletas como alternativa de transporte.

Há dezenas de ciclovias em expansão e atuantes organizações de defesa dos ciclistas, como Time's Up e Transportation Alternatives, que sempre promovem atos na cidade. Na noite de Halloween, na quarta-feira passada, muitas pessoas fantasiadas foram às festas de bicicleta.

"Nessas horas vemos o quanto ela é conveniente", afirmou o estudante Christian Benenati, 16. Ele conta ter usado a bicicleta para sair de casa todos os dias da última semana. (LUCAS FERRAZ)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página