Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Obama e Romney fazem 'maratona' em Estados-pêndulo

Na reta final das campanhas, candidatos concentram esforços nas regiões cuja preferência partidária varia

Republicano condena o presidente por dizer que voto é a 'melhor vingança'; democratas rebatem as críticas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Na reta final de suas campanhas para a eleição de terça -e passada a tempestade Sandy-, o presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, fizeram ontem uma "maratona" pelos chamados Estados-pêndulo.

A agenda de Obama incluiu visitas a quatro deles: Ohio, Wisconsin, Iowa e, no fim da noite de sábado, Virgínia. Romney, por sua vez, começou o dia de ontem em New Hampshire e seguiu depois para Iowa e Colorado.

Estados-pêndulo são aqueles cuja preferência partidária muda a cada eleição, diferentemente de outros como Nova York, pró-democratas, ou o Texas, pró-republicanos. Ao todo, são nove -além dos seis citados acima, Flórida, Carolina do Norte e Nevada.

Ganhar o voto dos delegados desses Estados no Colégio Eleitoral é fundamental para obter os pelo menos 270 votos necessários à vitória, num total de 568. Por isso os candidatos à Casa Branca concentram esforços neles.

Em New Hampshire, Romney -que continua em empate técnico com Obama no voto popular, segundo a média das pesquisas- criticou o presidente por dizer a seus apoiadores que a votação será sua "melhor vingança".

"Votar por vingança? Votem por amor ao país. É hora de conduzir a América a um destino melhor", afirmou.

A campanha de Obama rebateu o republicano dizendo que o comentário se referia ao poder do eleitor de rechaçar as propostas de Romney, "ruins para a classe média".

Em Ohio, o democrata disse que a escolha não era entre dois candidatos ou partidos, mas entre "duas visões para a América". "Depois de quatro anos como presidente, vocês me conhecem."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página