Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após reeleição, Obama fará viagem inédita a Mianmar

Ex-pária internacional, país do sul da Ásia vive processo de abertura desde 2010

Presidente também vai ser o 1º dos EUA a ir ao Camboja; visita visa diluir influência da China, dizem analistas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Recém-reeleito presidente dos EUA, Barack Obama visitará Mianmar, Camboja e Tailândia, no sul da Ásia, na segunda quinzena de novembro, menos de 15 dias depois do pleito. A Casa Branca confirmou a viagem ontem.

Os dois primeiros países nunca receberam a visita de um presidente americano. No Camboja (ex-ditadura comunista, hoje monarquia parlamentar), Obama irá a uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Já Mianmar é governada desde 2011 pelo reformista Thein Sein, após 49 anos de regime militar. Obama vem relaxando sanções impostas ao país na época da ditadura e recebeu neste ano Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz e oposicionista, libertada em 2010.

Segundo um funcionário do governo birmanês (Birmânia é o antigo nome de Mianmar), o presidente vai se encontrar com Suu Kyi, Thein Sein e autoridades do governo durante a visita ao país.

Obama vê as mudanças pró-democracia em Mianmar, com a soltura de presos políticos, como um caso de sucesso da sua política externa.

Para analistas, a viagem à Ásia visa diluir a influência chinesa na área. Parceira econômica e rival geopolítica dos EUA, a China foi um dos principais assuntos da campanha eleitoral norte-americana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página