Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ex-executivo do petróleo vai ser o novo líder da Igreja Anglicana

RODRIGO RUSSO DE LONDRES

O bispo da região de Durham (Reino Unido), Justin Welby, 56, deve ser anunciado hoje como o novo arcebispo de Canterbury -cargo máximo da Igreja Anglicana.

Welby substituirá o atual arcebispo, Rowan Williams, que deixa o posto no fim de 2012. A sua nomeação confirmará as expectativas na imprensa britânica.

O próximo arcebispo de Canterbury estudou em Cambridge e iniciou sua carreira na indústria petrolífera, trabalhando para a companhia francesa Elf e em seguida para o grupo Enterprise Oil.

Welby tornou-se clérigo apenas nos anos 1990, mas teve rápida ascensão na Igreja Anglicana. Tornou-se deão de Liverpool em 2007 e em novembro passado chegou ao posto de bispo. Mesmo com pouco tempo na vida religiosa, superou outros candidatos que já são bispos há mais de 20 anos.

Com experiência em negócios, foi escolhido para participar de uma comissão parlamentar instaurada neste ano para averiguar os padrões éticos das instituições bancárias do Reino Unido.

Ele se tornará o 105º arcebispo de Canterbury. Williams, prestes a deixar o cargo, recomendou que tenha profundo interesse pela mídia. Em Auckland, afirmou que o sucessor deve rezar "com uma Bíblia em uma das mãos e um jornal na outra".

O atual arcebispo espera aprovar ainda neste mês a possibilidade de mulheres se tornarem bispos na Igreja Anglicana, uma das propostas mais polêmicas de seu período como líder religioso. O período de Williams à frente da igreja é marcado pela defesa do casamento gay.

A Igreja Anglicana é a principal denominação cristã no Reino Unido e é forte também na América do Norte e na África. Tem cerca de 100 milhões de seguidores no mundo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página