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Democratas duvidavam de reeleição, diz estrategista

Desemprego causava ceticismo no próprio partido de Obama, segundo David Axelrod

DE SÃO PAULO

Em entrevista ao site "Politico", o estrategista da campanha de Barack Obama, David Axelrod, disse que havia "tremendo ceticismo" na mídia e no Partido Democrata sobre a capacidade do presidente de se reeleger. Até o dia da eleição, pesquisas mostravam empate no voto popular entre Obama e Mitt Romney.

"As pessoas diziam: ninguém nunca ganhou com a taxa de desemprego acima de 7,2%", disse o estrategista.

Segundo ele, os marqueteiros de Obama acreditaram que as pessoas comparariam a realidade atual dos EUA com a situação do país no auge da crise e entenderiam que a economia americana caminhava para a recuperação.

Axelrod disse que a campanha de 2012 foi muito mais difícil que a de 2008, quando Obama se elegeu pela primeira vez. O estrategista negou, porém, que o presidente tenha ficado menos idealista.

PÂNICO NA CAMPANHA

Na entrevista, ele também revelou que houve pânico entre os apoiadores de Obama após o primeiro debate entre o presidente e Romney, que se saiu melhor no embate.

Disse ainda que o maior "presente" republicano foi o vídeo em que Romney dizia que 47% da população não lhe interessava, porque seriam pessoas atreladas à dependência do governo. O vazamento do vídeo fez o oposicionista perder votos entre eleitores independentes.

O estrategista avalia que o rival "pagou um preço alto" por ser escolhido para concorrer à Presidência, por ter sido obrigado a dar uma guinada à direita em temas como direitos reprodutivos das mulheres e imigração.


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